A literatura infantil na construção do imaginário social da inclusão

contribuições do dialogismo bakhtiniano

Autores

  • Carla Salomé Margarida de Souza Universidade Estadual de Goiás - UEG/UnU-Inhumas, Goiás-Brasil https://orcid.org/0000-0002-3063-6785
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás, Instituto de Ciencias Humanas, Goiás-Brasil https://orcid.org/0000-0002-2213-7281
  • Jorge Lucas Marcelo dos Santos Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás-Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.10.1-7

Palavras-chave:

Literatura infantil, Inclusão, Dialogismo

Resumo

Com este artigo, objetivamos considerar, com base na concepção bakhtiniana de linguagem, literatura e dialogismo, o livro Romeu e Julieta, de Ruth Rocha (1999), para discutir as relações entre o aspecto dialógico presente no texto literário e a construção do imaginário social da inclusão. De abordagem qualitativa, primeiramente, buscamos construtos teóricos em autores, como: Abramovich (1997), Silveira (2012), Faraco (2006), Bakhtin (2006; 2008; 2018), Barros (2003), entre outros; depois, aplicamos os conceitos mobilizados anteriormente ao texto literário de Ruth Rocha. Os resultados apontam que a obra de literatura infantil analisada pode assumir uma importante função na construção do imaginário social da inclusão, sendo este o conjunto das representações e figuras que reverberam a valorização das diferenças, desde que ocorra com um trabalho mediado por uma relação dialógica.

 

Biografia do Autor

Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás - UEG/UnU-Inhumas, Goiás-Brasil

Doutoranda em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pelo PPGE/FaE/UFMG – MG. Mestra pelo PPG/IELT/UEG-GO. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão - GEPEDI/CNPq. Docente efetiva da UEG/UnU-Inhumas e da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás, Instituto de Ciencias Humanas, Goiás-Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Líder do Grupo de estudo e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão - GEPEDI cadastrado no no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Jorge Lucas Marcelo dos Santos , Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás-Brasil.

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG; Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Souza, C. S. M. de ., Reis, M. B. de F. ., & Santos , J. L. M. dos . (2022). A literatura infantil na construção do imaginário social da inclusão: contribuições do dialogismo bakhtiniano. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 10(1). https://doi.org/10.29327/210932.10.1-7

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