Cosmovisões interconectadas
um estudo da literatura indígena como proposta de letramento
Palavras-chave:
letramento intercultural; literaturas indígenas; poesia indígena; sequência didática.Resumo
O presente artigo empreende uma investigação da inter-relação entre letramento e interculturalidade, centrando-se na análise da literatura indígena como ferramenta para o desenvolvimento do letramento intercultural no âmbito do Ensino Fundamental. Neste contexto, o estudo propõe uma abordagem que se concentra na exploração da poesia indígena em sala de aula, reconhecendo a relevância do ensino literário nesse nível educacional específico. A pesquisa delineia uma Sequência Didática direcionada ao livro “Kumiça Jenó: Narrativas Poéticas dos Seres da Floresta”, de autoria de Márcia Wayna Kambeba, destacando, sobretudo, os poemas intitulados “Matinta e o Macaco” e “Assobio na Aldeia”. Essa proposta visa a fomentar o letramento nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), integrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual. A pesquisa embasa-se em uma fundamentação teórica, utilizando obras de autores como Cosson (2009), Street (2014), Rojo (2009), Thiél (2016), Dorrico (2018) e Graúna (2011), entre outros, bem como documentos relevantes. A seleção criteriosa desses autores proporciona uma base conceitual robusta para a abordagem sobre letramento, interculturalidade e o papel crucial das literaturas indígenas no panorama educacional, enriquecendo, assim, a proposta de letramento elaborada. Desse modo, a análise da poesia indígena, sob a perspectiva do letramento, possibilita identificar as potencialidades dessa abordagem para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, literárias e socioculturais nos discentes. A Sequência Didática proposta pode contribuir não apenas para o aprimoramento dessas competências, mas, também para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, conscientes da riqueza da diversidade cultural e da importância do diálogo intercultural.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. MEC, 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, abr. 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2010000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19. jun. 2024.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queiroz, 1995.
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
DOMINGO, Luciana Contreira. Letramento intercultural: a formação de mediadores interculturais nos Cursos de letras. 2015. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade Católica de Pelotas, Pelotas: UCPEL, 2015.
DORRICO, Julie. Vozes da literatura indígena brasileira contemporânea: do registro etnográfico à criação literária. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, p. 227-255, 2018.
FERREIRA, Maria Betânia. Literatura desde o berço. In: ECOFUTURO. Pra que serve a literatura?. - 2. ed. São Paulo: Instituto Ecofuturo, p. 9-11, 2013.
GEHLEN, Rejane Seitenfuss. Identidade de Eliane: a face potiguara, a máscara indígena e o eco de vozes silenciadas. Boitatá, v. 12, p. 81, 2011.
GRAÚNA, Graça. Educação, literatura e direitos humanos: visões indígenas da lei 11.645/08. Educação & Linguagem, v. 14, n.23/24, jan./dez. p. 231-260, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KAMBEBA, Marcia. Ay Kakyri Tama: eu moro na cidade. São Paulo: Jandaíra, 2022.
KAMBEBA, Marcia. Kumiça Jenó: narrativas poéticas dos seres da floresta. Editora Underline Publishing, 2021.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.
KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
LIMA, Lilian Castelo Brando de. Tecendo a trama dos contos nas narrativas Guajajára/Tenetehára: estrutura de uma tradição. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Pará. Teresina: 2012.
LUCIANO, Rosenilda Rodrigues de Freitas. Ação saberes indígenas na escola: alfabetização e letramento com conhecimentos indígenas? Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2019.
OLIVEIRA, Tatiana Santos. Literatura indígena: estrutura dos contos de etnias brasileiras organizados nas obras de Daniel Munduruku e Yaguarê Yamã. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, 2021.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, p. 61-79, 2009.
PERES, Julie Dorrico. A leitura da Literatura Indígena: para uma cartografia contemporânea. Revista Igarapé, Porto Velho (RO), v.5, n.2, p. 107-137, 2018.
POLASTRINI, Leandro Faustino. Transculturação e identidades na obra de Daniel Munduruku. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, p. 11-31, 2012.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SANTOS, Paulo Frontin Pio dos. O letramento literário: um estudo de caso com intervenção pedagógica na Escola Luís Gualberto Pimentel em Dom Eliseu-PA. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2016.
STREET, Brian. Letramentos sociais: críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filologia linguística portuguesa, n. 8, p. 465-488, 2006.
THIÉL, Janice Cristine. A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, n. 5, p. 88-99, 2016.
THIÉL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, 2013.
THIÉL, Janice Cristine. Pele silenciosa, pele sonora: a literatura em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 TATIANA SANTOS OLIVEIRA, MARIA DA GUIA TAVEIRO SILVA, Gilberto Freire de Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.