A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA

CONTRIBUIÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Paulista
  • Fabiola Colombani Faculdade Católica Paulista

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-2

Palabras clave:

Ética. Sala de aula. Amizade. Formação humana

Resumen

O presente artigo tem a finalidade de realizar reflexões que possam contribuir para uma nova perspectiva no campo da formação humana na escola. De caráter teórico, parte da análise que Adorno e Horkheimer fizeram acerca da promessa não cumprida do esclarecimento e que levou a humanidade a viver um dos momentos mais bárbaros de sua história: o nazismo. Esse processo levou os homens a uma insensibilidade e intolerância em relação ao outro. Na tentativa apontar saídas para uma nova formação do homem, recorremos à noção de amizade como foi abordada por Aristóteles. Embora seja um espaço institucionalizado, a sala de aula pode ser um lugar para transgredirmos e edificarmos maneiras renovadas de nos relacionar. Para além dos conteúdos que nela circulam, a ideia é pensar saídas para se experimentar novas atitudes, novos valores, novos diálogos e novas relações na escola.

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Carvalho, A. B. de ., & Colombani, F. (2020). A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-2

Número

Sección

DOSSIÊ