A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional. Avaliação em larga escala. Intensificação do Trabalho Docente. Formação Continuada em Serviço. Saresp.

Resumo

Com a aprovação da BNCC em 2017, o Estado de São Paulo criou o programa Inova Educação para adequação do currículo paulista à normativa nacional. Com isso, foi ampliado o tempo de formação continuada em serviço dos docentes da rede pública estadual, e também acrescentadas três novas disciplinas: projeto de vida, tecnologia e eletiva, além de aumentarem de seis para sete o número de aulas por período. Este artigo tem a pretensão de investigar a intensificação do trabalho docente mediante a ampliação do tempo de formação continuada em serviço. Para isso, fizemos uma pesquisa documental sobre as resoluções e leis complementares que regulam a criação do programa Inova Educação, além dos autores (as) que discutem o modelo de educação neoliberal tendo como eixo as avaliações em larga escala, que no Estado de São Paulo é instituído pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), direcionando tanto a prática docente quanto a formação continuada em serviço para o treinamento dos alunos para a prova e tendo como meta aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) que por sua vez, está subordinado ao bônus por desempenho.

Biografia do Autor

José Lucas Pedreira Bueno, UFTM

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenador do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR - Mestrado e Doutorado Profissional.

Alcides Mariano Ribeiro, UFTM

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Especialista em metodologia Ensino de História e Geografia. Especialista em Gestão Educacional: Orientação e Supervisão. Licenciado em Pedagogia e História.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MIRA, Bruno Cesar Costa Ribeiro; BUENO, José Lucas Pedreira; RIBEIRO, Alcides Mariano. A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 170–184, 2021. Disponível em: https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/communitas/article/view/5622. Acesso em: 27 dez. 2024.

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