ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE
entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-23Keywords:
Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).Abstract
O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.
References
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico (ensino e representação). 12 ed. São Paulo: Contexto, 2002.
ARCHELA, Rosely Sampaio; THERY, Hervé. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins (Paris), v. 3, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/cce/geo/didatico/omar/pesquisa_geografia_fisica/Construcao_LeituradeMapas.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
CARDOSO, Daniela Leite. Introdução a Cartografia Escolar: uma experiência de extensão universitária na escola Roseana Sarney em João Lisboa-MA. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Lisboa-MA. 2012.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica. Unioeste: Paraná, 2007.
SILVA, Limara M. da; CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos, Florianópolis: UFSC, 2014.
MARTINELLI, Marcello. Cartografia: reflexões acerca de uma caminhada. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 7, n. 13, p. 21-50, jan./jun., 2017.
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na Sala de Aula. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 92-103.
LOPES fonseca ricardo. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia geosaberes. Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 10, núm. 20, 2019. Universidade Federal do Ceará, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552857648001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.