NIPÔNICOS RUMO AO OESTE
migração e memórias de infância na Vila de Rondônia na década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-21Palavras-chave:
Infância, Memória, História Oral, MigraçãoResumo
O referido artigo tem por finalidade analisar, criticamente, a trajetória histórica dos colonizadores da Vila de Rondônia, atual município de Ji-Paraná, a partir dos fatores característicos e formativos das memórias de infância de crianças nipônicas nessa área de colonização. Neste trabalho são apresentados relatos orais coletados e fundamentados nas memórias de brincadeiras, trabalho agrícola, vida escolar e outros itens apresentados pelos participantes. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa em documentos e fotografias apresentadas pelos irmãos entrevistados, entrelaçando as declarações às contribuições de Becker (1990), Borba (2006) Burke (2016), Friedmann (2012), Garrido (2002) e Ianni (1979) para, finalmente, compreender de que forma as vivências e as memórias delas podem se constituir como fontes para a Historiografia da Educação.
Referências
BHABHA, H. (org.) Narrating the Nation. Londres: Routledge, 1990.
BECKER, Berthar K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1990.
BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino Fundamental de Nove Anos. Brasília: FNDE, Estação gráfica, 2006.
BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In: _____ (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Tradução Leila Souza Mendes. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2016.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observações, adequações e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.
GARRIDO FILHA, Irene. Manejo florestal: questões econômico-financeiras e ambientais. Estudos avançados 16 (45), 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v16n45/v16n45a07.pdf>. Acesso em: 10 março. 2021.
GIULANI, Paola Cappellin. Os movimentos de trabalhadoras e a sociedade Brasileira. In: Historia das Mulheres no Brasil. DEL PRIORE, Mary (Org.) São Paulo: contexto, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2015.
IANNI, Octávio. Colonização e contra reforma agrária na Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Communitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.