ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NAS ÁREAS DE SAÚDE E BIOSSEGURANÇA NA FORMA DE APLICATIVO
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-15Keywords:
aplicativos; Libras; biossegurança; saúde.Abstract
Com o avanço da tecnologia e sua influência no cotidiano das pessoas, surgiram aplicativos capazes de auxiliar no entendimento de determinados termos da Libras e ampliar o vocabulário daqueles que já possuem alguma intimidade com a língua. O estudo teve como objetivo desenvolver um aplicativo com trinta sinais-termo das áreas de saúde e biossegurança, organizados visualmente em laboratórios representados por ambientes virtuais. A partir dos estudos previamente realizados, foram identificados os sinais-termo mais utilizados nas áreas de biossegurança e saúde. Sua elaboração contou com recursos gráficos e de programação que resultaram em uma interface amigável, acessível e bastante intuitiva para os usuários. Além da visualização em vídeos de cada sinal dentro das páginas do aplicativo, é possível acessar suas definições e exemplos. Ao abrir o aplicativo, o usuário encontra a tela inicial de boas-vindas em Libras, em que os comandos para os itens de interação possuem movimento para indicar onde tocar. Cada laboratório contém as ilustrações e os itens de interação que permitem abrir as telas de vídeo. Conclui-se então, que o aplicativo LIBBIOS tem grande relevância no meio científico e acadêmico, principalmente para a Comunidade Surda, contribuindo na disseminação de conteúdos atuais com potencial risco à saúde e segurança das pessoas, presentes cada vez mais no cotidiano da sociedade.
References
ANDREIS-WITKOSKI, Sílvia. Problematizando o uso do aplicativo de tradução Hand Talk no ensino da Libras no Ensino Superior. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 3, UnilaSalle, 2020.
AYALA, Luana Almeida; SANTOS, Reinaldo dos. Acessibilidade em sites e portais eletrônicos: softwares e aplicativos de tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 7, n. 12 (especial), p. 99-113, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9129. Acesso em: 10 jan. 2022.
BALDO, Mayara. Aplicativo educacional para auxiliar a alfabetização da Língua Brasileira de Sinais. 59 f. Monografia (Licenciatura em Informática), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11586/1/FB_COLIN_2018_2_04.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães, Campinas: Pontes, 1989.
BIDERMAN, Maria Tereza C. A estrutura mental do léxico. In: BIDERMAN, Maria Tereza C. Estudos de filologia e linguística. São Paulo: T.A. Queiroz, Edusp, 1981, p. 131-145.
BORGES, Simone de Sousa et al. A systematic mapping on gamification applied to education. Proceedings of the 29th Annual ACM Symposium on Applied Computing. ACM, 2014, p. 216-222.
CAETANO, David da S. A formação do tradutor e intérprete de Libras para a atuação na saúde pública: discutindo sobre ações durante a pandemia de Covid-19 a partir do programa Informa-SUS. 47 f. Monografia (Graduação em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/14908/TCC_David%20Caetano.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 jan. 2022.
CARDOSO, Jessica Rocha de Souza; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; GOMES, Raquel da Silva. Desenvolvendo aplicativos Português-Libras para o auxílio do processo de ensino-aprendizagem. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/466/337. Acesso em: 10 jan. 2022.
CORRÊA, Ygor; GOMES, Rafael Peduzzi; RIBEIRO, Vinicius Gadis. Aplicativos de tradução Português-Libras na educação bilíngue de surdos: tradução por meio de sinais ou datilologia? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86038/49400. Acesso em: 10 jan. 2022.
COSTA, Inês Teresa Lyra Gaspar. Metodologia do ensino a distância. Salvador: UFBA, 2016. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174984/2/eBook_Metodologia_do_Ensino_a_Distancia-Ci%C3%AAncias_Contabeis_UFBA.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
DORTA, Jessica Vasconcelos. Palavreando: uma proposta de aplicativo educacional móvel de aprendizagem de palavras em Português-Libras para surdos. The Especialist, v. 40, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/42486/30738. Acesso em: 27 jan. 2022.
FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; SÁ, Tatiane Militão de; CARDOSO, Fernanda Serpa; BOURGUIGNON, Saulo Cabral. Manual de biossegurança em Saúde: Vídeos para comunidade surda brasileira com novos termos em Libras empregados no cotidiano da pandemia do novo Coronavírus. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e41710817320, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17320. Acesso em: 10 jan. 2022.
FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes et al. Covid-19: Materiais produzidos em Libras durante a pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e6010917699, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17699. Acesso em: 12 jan. 2022.
HEIDMANN, Marciele Keyla et al. Estudos científicos de aplicativos móveis que abordem conceitos da disciplina de Física em Libras. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, e44791110009, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10009/12255. Acesso em: 27 jan. 2022.
LEACINA, Giovane Santiago; FERREIRA, Matheus Leandro. Luva para interpretação de Libras com comunicação a um aplicativo educacional. 17 f. Monografia (Graduação em Ciências da Computação), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Criciúma, 2021. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8857/1/Giovane%20Santiago%20Leacina.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
MIRAILH, Sarah; MARIANI, Ruth Maria; LETA, Fabiana Rodrigues. Mapeamento dos aplicativos para ensino de Libras. Rio de Janeiro: Editora Abdin/Perse, 2018.
OLIVEIRA, Moisés Abraão Sousa de. Libras IFZN: Desenvolvendo um aplicativo inclusivo. Monografia (Licenciatura em Informática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/76/107. Acesso em: 27 jun. 2022.
PRATES, Rafaella Trindade Cunha. Libras Game: trabalhando o ensino da matemática com alunos surdos dos anos iniciais através do uso de aplicativo educacional. Monografia (Licenciatura em Informática), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11610/2/FB_COLIN_2018_2_05.pdf. Acesso em: 30 jan. 2022.
REIS, Luana Silva et al. Avaliação de usabilidade do aplicativo VLibras-Móvel com usuários surdos. In: XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: Workshops e Pôsteres. 2017, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, Anais...
RIBEIRO, Priscila Leite Loiola; ABREU, Paula Alvarez; CASTRO, Helena Carla. Desenvolvimento de materiais didáticos voltados à educação em saúde para sensibilização de futuros profissionais de saúde sobre a inclusão de surdos. ECCOM, v. 12, n. 23, 2021. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1255/1169 Acesso em: 27 jan. 2022.
ROCHA, Anderson Matias da; BARROSO, Maria Cleide da Silva. A utilização de aplicativo de Libras no ensino de química. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, 2018. Disponível em: http://prpi.ifce.edu.br/nl/_lib/file/doc3531-Trabalho/relatorio.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
SCHLOSSER, Diego Fabricio. Desenvolvimento de software livre para letramento em língua brasileira de sinais – Libras: aplicativo mobile. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4889/1/desenvolvimentosoftwarelinguasinais.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
SOUZA, Mayara Benício de Barros; SOUZA, Walla Nascimento. Inclusão Digital: um mapeamento sistemático de ferramentas e aplicativos para pessoas com deficiência. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/105919/57795. Acesso em: 27 jan. 2022.
VIEIRA, Maristela Compagnoni et al. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis. Revista Renote, v. 12, n. 2, Edição regular, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.