AVALIAÇÃO FORMATIVA
limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-20Palabras clave:
Avaliação, Avaliação Formativa, Avaliação SomativaResumen
O objetivo do presente artigo é diferenciar as finalidades formativa e somativa da avaliação, evidenciando o uso formativo das avaliações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Pretende-se evidenciar que existe certa tensão entre essas duas finalidades da avaliação, mas ao final, é possível verificar que, mesmo a avaliação somativa, pode ser utilizada formativamente. Ao longo do texto é evidenciado que os resultados da avaliação somativa podem ser utilizados em sala de aula. Para realização do estudo foi utilizada revisão bibliográfica acerca do tema. O entendimento adequado acerca das limitações e potencialidades de cada finalidade que a avaliação possui é uma ferramenta importantíssima nas mãos dos professores. De forma especial, neste manuscrito, é dada uma ênfase maior acerca da avaliação formativa, pois ela é uma aliada fundamental tanto para o trabalho docente, quanto para o autoconhecimento e crescimento dos estudantes ao longo do processo ensino-aprendizagem. Por fim, são disponibilizadas diferentes técnicas que podem ser utilizadas na avaliação formativa.
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